Arquivo diário: 7 de Setembro de 2015

ESPETÁCULO MUSICAL: ORQUESTRA POEMa

ESPETÁCULO MUSICAL:

ORQUESTRA POEMa

10 DE SETEMBRO, 21H30, BIBLIOTECA MUNICIPAL DR. ALEXANDRE ALVES 

No próximo dia 10 de setembro, quinta-feira, a Orquestra POEMa levará à Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves um espetáculo que refletirá o resultado do 1º Estágio da Banda Sinfónica – POEMa. O concerto, de entrada gratuita, acontece pelas 21h30 e é da responsabilidade da Câmara Municipal de Mangualde e do Conservatório de Música de Viseu, tendo o apoio do Agrupamento de Escolas de Mangualde e da Fundação Lapa do Lobo.

As obras musicais apresentadas serão: Second Suite in F – Gustav Holst; Dutch Masters Suite – Johan de Meij; Candide Suite – Leonard Bernstein; e Sang! – Dana Wilson. A direção musical estará a cargo do Maestro Tiago Correia.

O 1º Estágio de Banda Sinfónica POEMa foi destinado a instrumentistas de sopro, corda (violoncelo e contrabaixo) e percussão, e decorreu de 7 a 12 de setembro. Foi uma organização da Orquestra POEMa (Projecto Orquestra Estúdio de Mangualde), uma iniciativa da Câmara Municipal de Mangualde em parceria com o Conservatório Regional de Música Dr. José Azeredo Perdigão, de Viseu que teve a sua estreia em 2013.

LIVRE/TEMPO DE AVANÇAR

eleições

- No passado dia 3 de setembro de 2015, o LIVRE/TEMPO DE AVANÇAR (L/TDA) – VISEU associou-se ao LTD/A COIMBRA, numa iniciativa em defesa da ferrovia, que contou com a presença de Silvia Vermelho, cabeça-de-lista da candidatura cidadã pelo círculo eleitoral (Distrito) de Viseu, David Cardoso e Aldo Oliveira, ambos candidatos por este círculo.

Para assinar a preocupação desta candidatura com a linha da Beira Alta, o L/TDA Viseu viajou no comboio Intercidades entre Mangualde e Coimbra, onde foi distribuído material informativo e se falou sobre a ferrovia e os seus problemas, nacionais e regionais. Segundo esta candidatura, “é tempo de recuperar a rede ferroviária portuguesa, é Tempo de Avançar para um Portugal com um território mais moderno e coeso. Por uma ferrovia ao serviço das cidadãs e cidadãos, com horários, condições e preços ao serviço das populações do interior!”. No encontro com o L/TDA Coimbra, que contou com a presença dos cabeças-de-lista daquele Distrito e de ferroviários, Silvia Vermelho assinalou, na sessão pública, o “trágico acidente de comboios de Alcafache como uma ferida viva na população da Beira Alta”, por ocasião do trigésimo aniversário neste mês de Setembro.

A distribuição de material informativo nas ruas continuou e no dia 4 de setembro a candidatura deu-se a conhecer na cidade de Lamego, com a presença também dos cabeças-de-lista Silvia Vermelho e António Lopes (natural de Lamego). A população demonstrou especial preocupação com o efeito das SCUT na mobilidade das/os Lamecenses.

Por fim, no dia 6 de setembro, o L/TDA – Viseu esteve presente na 24ª Feira do Vinho do Dão, em Nelas onde levou a cabo uma ação de distribuição de material informativo e do jornal de campanha, ouvindo as preocupações das cidadãs e dos cidadãos. Foram abordadas as questões dos acessos rodoviários, nomeadamente a sinistralidade da Estrada Nacional 234 entre Canas de Senhorim e Nelas, bem como a degradação das condições da linha da Beira Alta.

REGRESSO ÀS AULAS COM SAÚDE E SEGURANÇA

Centro de Informação Autárquica ao Consumidor (CIAC) de Mangualde

associa-se a campanha da Direção-Geral do Consumidor

REGRESSO ÀS AULAS COM SAÚDE E SEGURANÇA

DIREÇÃO-GERAL DO CONSUMIDOR ACONSELHA E DÁ DICAS SOBRE

VÁRIOS ASPETOS QUE AJUDAM AS FAMÍLIAS NO REGRESSO ÀS AULAS DOS MAIS NOVOS

Para as crianças o início do ano letivo é uma alegria! Para os pais é um motivo de preocupação a vários níveis: do material escolar ao vestuário, passando pelas deslocações e alimentação, há muito para organizar! É deste modo que a Direção-Geral do Consumidor promove novamente, em parceria com a APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, uma campanha com o objetivo de promover a saúde e segurança dos mais novos, onde disponibiliza uma brochura com dicas para os pais, mas também para as crianças e os jovens em idade escolar. O Centro de Informação Autárquica ao Consumidor (CIAC) de Mangualde associa-se a esta campanha, e promove a informação junto da comunidade em geral e da escolar em particular.

Neste regresso às aulas a DIREÇÃO-GERAL DO CONSUMIDOR recomenda... NÃO COMPRE POR IMPULSO!

Planear as compras é também fundamental para gerir os gastos, e esta pode ser uma oportunidade para ensinar os mais novos a gerir um orçamento. Mas o período pós-compra é também importante e, com cada vez mais consumidores a fazerem as suas compras online, estas áreas não poderiam deixar de ser abordadas no guia. Para uma melhor gestão do seu orçamento verifique se existe material do ano letivo anterior em bom estado que possa ser aproveitado e/ou reutilizado; faça uma lista do material escolar de que as crianças necessitam, bem como de vestuário e calçado, envolvendo-as na elaboração dessa lista; planeie as suas compras, compare preços e não se precipite; se optar por levar as crianças às compras, explique previamente o que podem comprar.

 

ALGUMAS DICAS:

  • MANUAIS ESCOLARES

Sempre que possível, reutilize os manuais escolares entre irmãos. Procure a troca de livros recorrendo a bancos de recolha e partilha gratuita ou compre manuais em segunda mão.

  • MOCHILA

Escolha uma mochila adequada à estatura da criança e que não seja demasiado pesada quando vazia (uma mochila vazia não deve pesar mais do que meio quilo), e prefira os modelos anatómicos, com alças largas e acolchoadas. Para se certificar de que está a comprar o modelo adequado, a criança deve experimentar a mochila.

  • MATERIAL ESCOLAR

Na compra de material escolar dê prioridade à qualidade e durabilidade dos produtos e preste atenção à rotulagem e às instruções constantes nas embalagens dos mesmos.

Na compra equipamento elétrico, como máquinas calculadoras, verifique se estes têm, de modo visível, legível e indelével, a "marcação CE" no próprio equipamento, na sua embalagem, nas instruções de utilização ou na documentação relativa à garantia do produto. A marcação CE é obrigatória e significa que o produto está conforme com os requisitos legais aplicáveis, sendo representada pelo grafismo: C€

  • VESTUÁRIO E CALÇADO

Preste particular atenção à roupa com cordões. Para proteção das crianças, evite comprar este tipo de roupa. Dê preferência a roupas que permitam às crianças deslocarem-se e brincarem em segurança. Anualmente, registam-se em todo o mundo acidentes causados por cordões fixos e deslizantes no vestuário para criança, com consequências graves e por vezes fatais.

E não se esqueça de verificar, regularmente, o tamanho dos sapatos e certificar-se de que possuem espaço suficiente para o pé crescer de forma saudável.

A Câmara Municipal de Mangualde aconselha-o a ler as recomendações da Direção-Geral do Consumidor e assim ficar a saber os aspetos fundamentais a ter em conta para este regresso às aulas! A referida brochura também está disponível para download no Portal do Consumidor em www.consumidor.pt.

Sessão de divulgação: Bolsa NACIONAL de terras MUNICÍPIO DE MANGUALDE QUER FACILITAR O ACESSO À TERRA E O ENCONTRO ENTRE A PROCURA E A OFERTA DE TERRAS

10 de setembro, 10h00, Auditório Municipal de Mangualde

Sessão de divulgação:

Bolsa NACIONAL de terras

MUNICÍPIO DE MANGUALDE QUER FACILITAR O ACESSO À TERRA

E O ENCONTRO ENTRE A PROCURA E A OFERTA DE TERRAS

Mangualde acolhe, no próximo dia 10 de setembro, uma sessão de esclarecimento sobre a ‘Bolsa Nacional de Terras’ com vista à divulgação das principais características do processo de adesão/utilização da Bolsa de Terras, iniciativa nacional que tende a promover a diminuição de terrenos incultos e a promoção da prática agrícola. A iniciativa acontece pelas 10h00, no Auditório da Câmara Municipal de Mangualde.

A Bolsa Nacional de Terras é um instrumento inovador criado pelo Ministério da Agricultura e do Mar que pretende facilitar o acesso à terra, mesmo quando esta não esteja a ser utilizada, através da identificação e promoção da sua oferta. Para o efeito todas as operações são efetuadas através de um sistema informático e de uma rede de entidades de proximidade ao cidadão. É de acesso livre e gratuito para os utilizadores.

A sessão conta com a presença do Coordenador Nacional da Bolsa de Terras, Nuno Russo, que esclarecerá os participantes sobre os prédios e os terrenos baldios disponibilizados na bolsa de terras, nomeadamente a área, aptidão agrícola, florestal ou silvopastoril, principais características do solo, eventuais restrições à sua utilização, tipo de cedência pretendida e respetivo valor.

Saiba-se que são disponibilizadas para arrendamento, venda ou para outros tipos de cedências as terras com aptidão agrícola, florestal e silvopastoril do domínio privado do Estado, das autarquias locais e de quaisquer outras entidades públicas, ou pertencentes a entidades privadas e de particulares. A bolsa de terras disponibiliza prédios rústicos e mistos, e ainda terrenos baldios, nos termos previstos na Lei dos Baldios.

OPORTUNIDADE PARA JOVENS AGRICULTORES

A iniciativa, uma organização da Câmara Municipal de Mangualde, do Fórum Florestal – Estrutura Federativa da Floresta Portuguesa, do Dão Flora – Associação de Produtores Florestais, da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, e do Ministério da Agricultura e do Mar, é de entrada livre e é dirigida a proprietários agrícolas e florestais, entidades gestoras de áreas baldias e técnicos da GeOP (entidades gestoras operacionais da Bolsa Nacional de Terras).

A Câmara Municipal apela à participação de todos os interessados nesta sessão e vê a iniciativa como uma oportunidade a aproveitar, sobretudo pelos jovens agricultores, que podem assim rentabilizar terras subaproveitadas e alavancar a produtividade do território.

GNR

OPERAÇÃO ESPECIAL DE PREVENÇÃO CRIMINAL

 

O Destacamento Territorial de Santa Comba Dão realizou uma operação especial de prevenção criminal, nos acessos ao IP3, em Santa Comba Dão.

Esta ação contou com as várias valências do Destacamento Territorial de Santa Comba Dão, com a colaboração do Destacamento de Trânsito de Viseu, uma Equipa cinotécnica do Destacamento de Intervenção de Viseu e ainda equipas do Destacamento de Ação Fiscal de Coimbra, num total de 48 militares.

No decorrer da operação foram fiscalizados cerca de 300 condutores, tendo sido detidos 2 homens, com 29 e 53 anos pela posse de armas proibidas (uma arma branca e um bastão metálico). Foram elaborados 9 autos de contraordenação por consumo de estupefacientes, tendo sido apreendidas 23 doses de haxixe, 7 de cannabis e uma de MDMA.

Durante a fiscalização foram ainda elaborados 48 autos de contraordenação, por infrações à legislação rodoviária, 4 por infrações à legislação ambiental e 10 autos, no âmbito fiscal, tendo sida apreendida uma viatura no valor de 5.000€ e 35 litros de gasóleo.

«Mangualde Fashion 2015» CONTOU COM A PRESENÇA DE JOÃO MANEIRA, ATOR DE ‘MAR SALGADO’

dwsfilke

desfile2

«Mangualde Fashion 2015» CONTOU COM A PRESENÇA DE JOÃO MANEIRA, ATOR DE ‘MAR SALGADO’

MODA E GLAMOUR LEVARAM MILHARES DE PESSOAS

AO CENTRO DE MANGUALDE

DESFILE DE MODA PROMOVEU O COMÉRCIO LOCAL

O centro de Mangualde voltou a encher-se de muita elegância e glamour com mais uma edição do «Mangualde Fashion». O desfile realizou-se ontem, 3 de setembro, no Largo Dr. Couto, e atraiu milhares de pessoas que quiseram conhecer as novas tendências do mundo da moda e ver o que de melhor se faz em Mangualde. João Maneira, ator da telenovela ‘Mar Salgado’, foi o protagonista do evento que envolveu os vários representantes de roupa e acessórios, ourivesarias e relojoarias, sapatarias, cabeleireiros, óticas e fotógrafos da cidade e contou ainda com a presença de João Azevedo, Presidente da Câmara de Mangualde.

 

Tornar-se assinante para continuar a ler...