Arquivo diário: 17 de Setembro de 2015

‘Sextas da Lua’

Na próxima edição de ‘Sextas da Lua’

MANGUALDE APRESENTA O Espetáculo

“Atrás dos tempos vêm os tempos”

25 DE SETEMBRO, 21H00, NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DR. ALEXANDRE ALVES. ENTRADA LIVRE.

Em mais uma noite dedicada à cultura, a Câmara Municipal de Mangualde convida a assistir ao espetáculo “Atrás dos tempos vêm os tempos: No tempo da frol”. A iniciativa acontece no próximo dia 25 de setembro, pelas 21h00, e integra a edição de setembro do projeto: ‘SEXTAS DA LUA’. A entrada é livre e tem lugar na Biblioteca Municipal de Mangualde Dr. Alexandre Alves.

“Atrás dos tempos vêm os tempos” é a designação genérica de um projeto que o grupo Musicando - Associação Recreativa, Cultural e Desportiva pretende dinamizar anualmente, privilegiando, em cada ano, uma temática específica. “No tempo da frol” leva o espectador a um percurso pela poesia de temática amorosa medieval e renascentista, bem como ao escárnio tão característico das ‘nossas gentes’. Conduzidos por um bobo irreverente e por um conjunto de personagens que com ele interagem, o telespectador é convidado a relembrar ‘tempos’ que ajudaram à construção do ‘nosso tempo’, herança que se evidencia através da inserção de canções da nossa música popular, no final de cada uma das três partes do espetáculo: Tempo de trovadores, Tempo de “cousas de folgar e gentilezas” e Tempo de crítica mordaz.

O Grupo nasceu em 1997 e, desde então, tem-se dedicado à recolha e interpretação de temas da música tradicional portuguesa, vestindo-os com novos arranjos e outras sonoridades. Este projeto musical abrangente visa a partilha das raízes e, paralelamente, está aberto a temas de autor que, de alguma forma, se entrecruzam com a tradição.

‘SEXTAS DA LUA’ ENVOLVE A PALAVRA E A MÚSICA

O projeto ‘SEXTAS DA LUA’ tem permitido que, na última sexta- feira de cada mês, a comunidade participe num café concerto, em que, num ambiente acolhedor e intimista vivencie momentos culturais que envolvem a palavra e a música. Cada noite tem um tema que serve de mote para diversas performances: conversas com escritores, dramatizações teatrais, performances de dança, leitura de textos em prosa ou poesia, entre outras formas de expressão, sempre com a música presente.

Concerto de Francisco Sales: música e património aliados EM concerto intimista EM MANGUALDE

concerto1

concerto2

NO PASSADO DOMINGO NO SOLAR DE ALMEIDINHA 

No passado domingo, o Solar de Almeidinha, em Mangualde, encheu-se para assistir ao concerto onde Francisco Sales apresentou o seu álbum  ‘Valediction’. No evento marcou presença o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Joaquim Patrício.

Dar a conhecer o primeiro trabalho a solo deste guitarrista e proporcionar ao público do território mangualdense novas e diferentes expressões musicais, como é o jazz, e, ao mesmo tempo, valorizar os espaços patrimoniais – como é o Solar de Almeidinha, Monumento de Interesse Publico – dando-os a conhecer e a usufruir às pessoas eram os principais objetivos desta iniciativa. Num ambiente intimista e de entrega total, Francisco Sales fez desfilar os temas do seu CD – Valediction - e brindou a assistência com novos trechos que irão compor o seu próximo trabalho.

Valediction é o nome do primeiro álbum do Francisco Sales, gravado no ano de 2014 (nos “Livingston Studios” em Londres), e marca o início da sua carreira a solo. Sendo a guitarra protagonista da sua música, com efeitos surpreendentes ao utilizar pedais em tempo real e de uma maneira muito original, este é um disco com forte cunho cinematográfico. Francisco Sales, a viver em Londres, integra uma das bandas mais icónicas do mundo da área do acid jazz e tem acompanhado vozes fundamentais deste género de música, com destaque para Chaka Khan.

A iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal de Mangualde e contou com a parceria do Solar de Almeidinha e da Associação Bombeiros Voluntários de Mangualde, que cederam o espaço e as cadeiras, respetivamente. A programação cultural está a cargo do Gabinete de Gestão e Programação do Património Cultural da autarquia mangualdense e de Inês Pina, estagiária da Universidade de Coimbra.

ACIDENTE NA EN16 AO CRUZAMENTO DE CUNHA ALTA

Ontem, 4ª feira, dia 16, por volta das 18H00 acorreu mais um acidente na EN16 na curva junto ao cruzamento para Cunha Alta.

Ao que se apurou de domingo até quarta feira é já o 4º acidente que se verifica naquela zona.

No local estiveram os bombeiros, tendo a condutora do veículo acidentado sido transportada pelo INEM para o Hospital de Viseu.

 

acidente2

 

acidente1