Arquivo diário: 17 de Fevereiro de 2016

PENALVA DO CASTELO – FESTA DO PASTOR E DO QUEIJO

Feira do queijo (5)

Feira do queijo (10)

Feira/Festa da Pastor e do Queijo celebrou as bodas de prata

A vila de Penalva do Castelo assinalou mais uma edição da Feira/Festa do Pastor e do Queijo. O evento congregou algumas dezenas de produtores de queijo que assim tiveram oportunidade de divulgar, promover e vender um dos produtos de excelência do concelho.

A iniciativa realizou-se durante dois dias, sábado e domingo, e congregou produtores/engarrafadores de Vinho “Dão de Penalva”, a FELBA (Promoção das Frutas e Legumes da Beira Alta) com Maçã Bravo de Esmolfe, uma exposição de artesanato e produtos regionais e locais, além de atividades: culturais, musicais, recreativas e desportivas.

O dia 13 teve início com a atuação do Grupo da Casa do Povo de Esmolfe, seguindo-se um momento de dança e a atuação do Rancho Folclórico de Penalva do Castelo.

A tarde começou com a participação da Associação Rio Côja, seguindo-se as Concertinas do Dão e a presença do artista nacional Augusto Canário e Amigos que animaram os muitos presentes no recinto.

No dia 14 de manhã, subiram a palco a Tuna Realense e o Grupo de Cantares de Pindo. Nos Paços do Concelhos, a Banda Musical e Recreativa recebeu as entidades convidadas a estar presentes nos 25 anos da Feira/ Festa do Pastor e do Queijo, que seguidamente se deslocaram até ao recinto da feira.

Na sessão de abertura, foi sublinhada a singularidade desta Feira/Festa, bem como a importância das atividades da pastorícia e da produção artesanal de queijo no desenvolvimento socioeconómico e cultural do concelho.

O Presidente da Câmara Municipal, Francisco Carvalho apresentou como prioridade a criação de uma queijaria municipal e armazém de produtos agrícolas na Zona Empresarial Sezures - Esmolfe, de forma a proporcionar aos pequenos produtores adequadas condições de laboração do queijo. Apelou à Sr.ª Ministra para agilizar o projeto da recuperação dos Antigos Paços do Concelho. Salientou que …“o mais difícil já está feito, quero apenas os despachos necessários para que a loja do cidadão seja uma realidade em Penalva do Castelo, mantendo todos os serviços públicos num só edifício.” Terminou enfatizando ainda o trabalho empenhado dos pastores e dos produtores de queijo do concelho e todos aqueles que colaboram com estas iniciativas.

A Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Dr.ª Maria Manuel Leitão Marques expôs algumas das medidas que o governo tem em funcionamento para ajudar os pequenos produtores. Referiu- se a uma das preocupações dos produtores de queijo que está na utilização do cardo no seu fabrico, coagulante vegetal natural, cuja utilização na feira do ano anterior estava em causa devido a diretivas comunitárias. Este ano a Ministra da Presidência referiu que “…tudo leva a crer que, em breve, o cardo seja incluído na lista do regulamento comunitário e vai poder continuar a ser usado pelos queijeiros na produção artesanal, segundo o caderno de especificações de queijo Serra da Estrela” a aprovar muito em breve.

A habitual prova de queijo, oferta da Autarquia, foi um dos momentos altos da feira, onde penalvenses e forasteiros puderam provar/degustar o Queijo, Vinho “Dão de Penalva”, Broa e a Maçã Bravo de Esmolfe em ambiente de salutar convívio.

No domingo, o Município surpreendeu todas as senhoras com a oferta de uma flor, de forma assinalar a efeméride “Dia dos Namorados”.

No edifício dos Antigos Paços do Concelho esteve patente uma Exposição de trabalhos escolares relativos à “XXV Feira / Festa do Pastor e do Queijo”.

Paralelamente à Feira, os Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo realizam, no domingo, um Passeio BTT – Rota do Queijo alusivo ao evento.

Esta Feira/Festa é uma aposta da Câmara Municipal na promoção da economia local e na divulgação do património, cultura, gastronomia, turismo e outras potencialidades do concelho, que ganhou amplitude nacional e internacional, no domingo, com a emissão televisiva, de seis horas, do programa televisivo “Somos Portugal”, da TVI.

CONSELHO REGIONAL

conselho regional

O presidente do Conselho Regional do Centro, João Azevedo, considerou como "histórica" a reunião em Castelo Branco no passado dia 15 de Fevereiro, com os anúncios de investimento nas linhas da Beira Baixa e da Beira Alta.

Em declarações comunicação social, João Azevedo classificou a reunião como "histórica" pelos anúncios de investimento na ferrovia efetuados pelo Governo.

"Até que enfim que o Governo respondeu aos anseios das gentes da região Centro pela decisão que tomou. Foram anunciados em Castelo Branco, os investimentos que vão ser feitos na ferrovia, na linha da Beira Alta e da Beira Baixa, que são as mais prioritárias e que reforçam a importância da região Centro e do seu tecido empresarial", afirmou.

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou em Castelo Branco a eletrificação da linha da Beira Baixa, entre Covilhã e a Guarda, que irá permitir uma ligação da região ao corredor internacional de mercadorias.

O governante adiantou que o investimento global para as ferrovias está desenhado para os próximos cinco a seis anos, num investimento que terá apoio comunitário superior a mil milhões de euros, cujo investimento global anual será na ordem dos 460 milhões de euros e irá criar ao longos destes anos 6.500 postos de trabalho.

Adiantou ainda que a eletrificação da linha entre a Covilhã e a Guarda, é uma das ligações prioritárias para as obras do chamado corredor norte, que irá criar condições para mais rapidamente fazer as obras na linha da Beira Alta.

O autarca de Mangualde, que também preside ao Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro disse que esta é uma "decisão corajosa" que representa "uma recuperação do tempo perdido".

"Durante anos ficamos à espera que a decisão fosse tomada e hoje, foi tomada. Foi anunciada pelo ministro Pedro Marques e reforçada pelo ministro Adjunto Eduardo Cabrita", sustentou.

Quanto às questões relacionadas com a rede rodoviária, o presidente da Câmara de Mangualde, João Azevedo disse que a resposta dada pelo secretário de Estado das Infraestruturas, "foi muito clara e objetiva: não há capacidade financeira para o fazer".

"Este é o discurso que pretendemos, verdadeiro, claro, de compromisso para deixarmos de fazer reuniões de 'power point'. Não havendo dinheiro, não pode haver obra", concluiu.

TRILHO DE RICARDINA

No âmbito da atividade ‘Mangualde em Movimento’ concebida pela Câmara Municipal de Mangualde é com muito agrado que a Junta de Freguesia de Espinho acolhe mais uma edição do percurso pedestre designado como “Trilho de Ricardina” fazendo jus às referências literárias da obra de Camilo Castelo Branco um dos escritores marcantes da literatura portuguesa. Um mestre da língua portuguesa Camilo Castelo Branco conta no romance “O Retrato de Ricardina” a história de Bernardo, um jovem humilde, que na infância era pastor e aprendiz de pintor, fica rico com uma herança que recebe. Após formar-se em Coimbra e voltar à sua terra, na freguesia de Espinho, apaixona-se pela bela Ricardina, filha do Abade da região, um homem poderoso, influente e vingativo que recusa que a filha se relacione com alguém das suas origens. Um romance de fuga, vingança e desencontros, numa história de amor que percorre continentes e onde o retrato de Ricardina – um pequeno medalhão que Bernardo pintara com a imagem da amada – serve como ponto fulcral para o desfecho da história.

A Junta de Freguesia de Espinho não pode ficar indiferente à homenagem a essa obra exemplar da literatura clássica portuguesa bem como à oportunidade de dar a conhecer alguns dos lugares mais emblemáticos da freguesia.

A caminhada constitui a primeira dos percursos pedestres de 2016 que o Município de Mangualde promove e está prevista para o dia 28 de fevereiro em Espinho. O percurso da caminhada será acompanhado pelo Dr. António Tavares, Arqueólogo.

A Caixa Agrícola (Vale do Dão), Associação Cultural e Recreativa de Água-Levada e a Associação Cultural e Recreativa de Espinho e Póvoa de Espinho foram convidadas a associar-se à iniciativa.

O Presidente da Junta da Freguesia de Espinho

António Monteiro

 

SECRETÁRIO DE ESTADO DA INDÚSTRIA VISITA MANGUALDE

VISITA A VÁRIAS EMPRESAS DE DESTAQUE NO CONCELHO

ESTA QUARTA-FEIRA, DIA 17 DE FEVEREIRO, 14H30,

SALÃO NOBRE DA CÂMARA MUNICIPAL DE MANGUALDE

O Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, efetua esta quarta-feira, dia 17 de fevereiro, uma visita a Mangualde e ao seu tecido empresarial. A receção pelo Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, acontecerá pelas 14h30 no Salão Nobre da Autarquia.

Seguir-se-á, pelas 14h45, a assinatura de contrato de promessa de compra e venda de um terreno para a construção de novas instalações, entre o Município de Mangualde e a Empresa Ernesto L. Matias, Lda. - Ferramentas Verdugo. Pelas 15h00 tem início a visita à PSA Peugeot/Citroen Mangualde e pelas 16h00 tem lugar a visita à CBI – Industria de Vestuário SA. A última visita decorrerá pelas 17h00 à Costa Ibérica.

PROGRAMA

17 de fevereiro

14h30 | Receção Secretário de Estado da Industria, João Vasconcelos, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mangualde

14h45 | Assinatura de contrato de promessa de compra e venda de um terreno para a construção de novas instalações, entre o Município de Mangualde e a Empresa Ernesto L. Matias, Lda - Ferramentas Verdugo

15h00 | Visita à PSA Peugeot/Citroen Mangualde

16h00 | Visita à CBI – Industria de Vestuário SA

17h00 | Visita à Costa Ibérica