Arquivo diário: 3 de Janeiro de 2017

EDITORIAL Nº 699 – 1/1/2017

foto editorialfinal
Caro leitor
Felizmente ou infelizmente vou fala-vos de um caso triste mas real que se passou com o irmão mais novo que depois de vender a sua herança de meus pais e com o valor da mesma fez a casa onde hoje habita.
Meu pai dizia centenas ou milhares de vezes, “quem se deserda antes que morra, merece com uma cachaporra” e mesmo assim, ao fim de viúvo deu tudo a partilhas com o intuito deste filho mais novo ficar com a casa, pois era o único que não tinha casa. Toda a família assim concordou.
O pai passou a andar em casa de dois filhos, na minha e na de outro que Deus tem, uma vez que os outros dois estavam no estrangeiro e o mais novo durante três anos trabalhava e vivia comigo, ficando assim a sua casa desabitada.
Um dia alguém deve ter chateado meu pai, até este possivelmente, e disse aos filhos que queria ir para o lar da própria aldeia. Fui falar com o chefe do lar Sr. Silvério. Fiquei responsável pelo meu pai e lá ficou a passear a aldeia. Até aqui tudo bem, o pior é que, o filho mais novo e já sem trabalhar para mim, mesmo com a casa desabitada que era dos pais, troca-lhe as fechaduras para o pai nunca mais lá entrar, mesmo quando morreu o seu velório teve que ser em casa da filha emigrante na Alemanha, a 100 metros da sua. Nem aqui houve sentimentos. Imagino o desgosto de meu pai que se sentava nos degraus da sua ex casa e sem poder entrar na mesma, ao frio e à chuva, mas era lá que se sentia melhor que no Lar, pois era a sua casa.
A este irmão mais novo o último salário que lhe paguei da minha empresa, foi 180 contos em letra e ao fim da inspeção geral do trabalho, que ele chamou, e me obrigaram a pagar uma multa de 1300 contos pela diferença do ordenado mínimo até aquilo que eu lhe pagava, nesse momento pedi-lhe a letra e dei-lhe o valor da mesma. Convidei-o para irmos lanchar, porque éramos irmãos e fomos aos Galitos. No lanche, conversa puxa conversa e o mais novo diz “se não me pagasses a letra, já tinha pensado, ia à escola roubava-te a filha e matava-a”, digo-lhe eu compassadamente “quase a viste nascer, brincas-te tanto com ela, tinhas coragem de lhe fazer algum mal?”. Só esperava que o mesmo se desmentisse. Diz este Manel afirmando com uma gargalhada “ah, ah ah não se sabe!”.
Eu não quis porrada naquele lugar porque era o único a ficar mal como autoridade, pedi a conta e vi ali que aquele não é irmão mas sim um diabo. Não é pela traição, pela crueldade que se consegue encontrar Cristo, mas pelo Amor que devemos procurar a Deus.
Triste história, é a pura das verdades e não fica aqui tudo dito.
Peço desculpa ao leitor mais sensível, mas todos nós nos devemos precaver.

Neste momento quero expressar também a minha solidariedade aos familiares e amigos do Exmº Sr. Dr. Josué Rodrigues Pereira, Diretor do Jornal Noticias da Beira. Como diretor deste jornal de natureza cristã, sempre soube nortear estes designios não se deixando emiscuir em politiquices.
Mangualde ficou mais pobre com a perda deste nosso amigo. Um lutador de causas e defensor da verdade. Morreu um Homem bom, um Homem que muito fez pelo nosso concelho.
Paz à sua alma.

Abraço amigo,

SANFONINAS

dr. jose
A poesia serve-se à mesa!
Chamava-se Parktime o bar de um dos parques da Marinha Grande e foi Daniel Matias o designer que concebeu toda a sua arquitectura e decoração. Quando lá estive, a 9 de Maio de 2006, com a minha querida Amiga Alice Inês, que ora me forneceu estes dados (bem hajas!), havia «poemas sobre o tempo no tampo das mesas e muitos relógios na parede, que marcavam o tempo do mundo». Sim, «poemas», qual forma bonita de dizer o que nos vai na alma, em palavras poucas, densas de conteúdo. Gostei.
Anos atrás, quando a Câmara Municipal de Cascais tinha vereador da Cultura, celebrou com a Panisol um protocolo: o pão era metido em sacos de papel, que tinham por fora o poema de um dos nossos poetas. «Letras doces» / «A Paixão pela Leitura…» – assim se designou a iniciativa.
Hoje, voltou a Poesia «despida», que se come depressa, terceto que, pelo seu ar inusitado, nos obriga, porém, a pensar. Exemplifico com um do mais recente livro de Carlos Carranca («o fogo o tempo e as cinzas», p. 63):
– Chá?
– Prefere café?
– Talvez um murro sobre a mesa!
E a gente suspeita a violenta opção pelo murro, em vez da doçura dum chá ou dum café…
O certo é que, mui sorrateiramente, a poesia serve-se à mesa. Já se disse das frases bonitas, cheias de poéticas imagens com que nos apresentam os vinhos:
«Aroma rico e cheio a frutos em passa, compota e caramelo, com ligeira adstringência, equilibrado, de taninos suaves e aveludados, com corpo, onde se nota o carácter frutado e ligeira evolução, que se prolonga no final da prova».
Aroma rico, taninos aveludados… Poesia, claro, à maneira de Cesário Verde, que guindou a poéticas as coisas do quotidiano.
E, agora, nessas ementas ditas gourmet (galicismo evitável, mas já internacional, acho que ‘guloso’ dava mais requinte), veja-se o que me enviaram, não sei se inventado, se real; que tem poesia, isso tem:
«‘Crevette grisée’, envolvida em molho bechamel, com pequenos apontamentos de salsa frisada australiana, na sua cama de massa fina, banhada em pão ralado crocante e confitada em óleo vegetal».
Quem me enviou, acrescenta que, na lista, é de 15 € o preço desse… rissol de camarão, saboreável (por um euro!...) na tasca da esquina.
Mas digam-me lá: tinha algum jeito escrever prosaicamente «rissol de camarão»?...

IMAGINANDO

francisco cabral
Parte 5
Na parte 3, disse, que o Universo além de Leis imutáveis, tinha Planos e Dimensões.
Gostaria que imaginassem o que são e como funcionam os Planos neste vazio do Universo.
Eles são sete.
1º.-PLANO DIVINO
Vive aqui a Consciência ou Mente Universal. O Todo se manifesta neste plano e nunca será compreendido, porque é inatingível. Daqui parte  todo o princípio do Universo. (Ex: A electricidade existe mas não é palpável, não se vê. É energia. Só o Todo poderá explicar como ela é. No entanto deu-nos a possibilidade de a adquirirmos).
2º.-PLANO MONÁDICO
Onde se manifestam os Espíritos ou Mónadas,(os nossos Espiritos) frutos do Pensamento do Todo, criados no 1º.Plano, e que representam os Seus reflexos individualizados nos  três aspetos: Vontade-Poder, Amor-Sabedoria e Inteligência Ativa. Cada um dos nossos Espíritos, reflete o Todo em si (o tal Macrocosmos que está identificado no nosso Microcosmos ou seja, em nós). A nível dimensional, talvez possamos compreender, a quantos milhares de Anos-Luz estamos do nosso Espírito.
Vontade-Poder: Com vontade para determinado objectivo, há poder para o atingirmos ou seja, ele se realiza.
Amor-sabedoria: Tudo se cria com amor, juntando a sabedoria  (Ex: Um carpinteiro quando executa uma mesa, a mente envolve no pensamento um cuidado tão profundo,que  coloca todo o seu Amor no material a aplicar, e usa a  sabedoria para o conceber). Afirmamos: O Todo tanto é Sabedoria como Amor, e quanto mais sábia for a Entidade, mais Ele se manifesta, por seu intermédio.
Inteligência Ativa- Poder (Inteligência)  do Todo em nós. Como a Energia é una, somos Essa Inteligência, que manifestamos com carácter permanente. Saibamos utilizá-la.    
3º.-PLANO ESPIRITUAL OU ÁTMICO
Onde se manifestam as essências espirituais, ou seja:  É a  Sua marca neste vazio, que nos informa  de onde viemos. (ex: Somos o Seu Pensamento. Esta é a nossa origem).
O espírito pode descer até este Plano. A partir daqui irradia uma porção de si mesmo, através dos dois Planos abaixo fazendo-se representar pela Alma, (ex: Temos um projector que projecta ou irradia sua luz para o local que pretendemos) constituindo-se duas partes (feminina e masculina; as chamadas Almas Gémeas que mais tarde aprofundaremos.)
4º.-PLANO INTUICIONAL
É a sede do Amor incondicional  pelo Todo, e por todos os Seres deste Universo,ou seja, o amor na Unidade
5º.-PLANO MENTAL
SUPERIOR- Região  do controle por si mesmo, assim como o pensamento e intelecto. É usada a razão, e não a emoção. Os pensamentos não sofrem influências do meio ambiente. É uma elevada região do Universo. Um mundo Celestial, geralmente tido como uma região de felicidade. Seus veículos são:
Corpo Mental. Onde a Alma (Ego) se manifesta como inteligência (ver inteligência-activa)
Corpo Causal. Onde residem todas as causas cujos efeitos se manifestam nos planos inferiores, (Lei da Causa e Efeito).Tudo de bom manifestado, acumula para a eternidade. O resto não tem algum valor.
INFERIOR- A matéria faz-se presente utilizando como  veiculo o que chamamos de Corpos Inferiores que revestem a Alma, mas sendo treinados e desenvolvidos, servem como instrumento para a manifestação (pensamento superior) da Alma. 
É no Plano Mental Superior que se encontra a Alma e para descer aos patamares mais baixos, projecta uma porção de si mesma, e constitui a Personalidade.
6º.-PLANO ASTRAL
Este plano, é semelhante nas entidades  que habitam nosso planeta.
Tem 3 sub-divisões inferiores, as mais densas, manifestando-se como   se vivessem em Sociedade ora  fazendo construções, ou outras coisas semelhantes às Entidades que habitam o planeta. Neste Plano há entidades  que actuam como se estivessem no 7º.Plano,ou seja no Plano físico. Quando esta começa a aumentar a sua vibração, atingindo um determinado nível de consciência passa a ser mais subtil indo para sub-divisões superiores, que são 4, tornando-se menos dependente das sub-divisões inferiores. Dão menos relevância à matéria. (Ex:Se apenas fôr precisa uma  caneta para escrever, não há razão que armazenar mais, pode-se distribuir o excedente. Este exemplo serve para outras coisas materiais). Não esqueçamos que toda a matéria é virtual e no decorrer de anos-luz (não tempo) tudo desaparecerá. 
De reparar e continuando com a minha imaginação, a matéria se constrói  através do pensamento, razão porque tudo é virtual servindo para experiência do  Espirito no 2º.Plano (Monádico).
7º.-PLANO FÍSICO
É o Plano de todos nós no Planeta, como em planetas de Universos paralelos. O próprio plano diz: A Entidade  habita num corpo físico (“O homem tem um espírito, mas é uma alma, que comunica com a personalidade”-Parte 3). É um Plano muito limitado,porque  a personalidade tem aqui a sua relevância.Por vezes diz-se: Determinada Entidade tem uma forte personalidade. A maioria está enganada, quando toma  a personalidade como seu verdadeiro ser; ela não é mais que um fragmento de uma parte fragmentada. Vamos exemplificar  alguma Sociedade actual a nível do nosso planeta: Em muitas ocasiões impera a Lei do mais forte e é aí que se confunde na sua maioria a personalidade de determinada Entidade com o seu verdadeiro Ser. Ele quer a sua importância ou imposição, não se importando  como,  em detrimento da humildade na sua disposição de ajudar, contrariando  as Leis Universais.
O 6º.Plano Astral é praticamente um holograma do 7º.Plano, só que neste último reside um Corpo denso ou físico.
Mais tarde podemos aprofundar  a razão porque usamos este  corpo físico. Ele está em consonância com o nível de  dimensão do Planeta Terra.
Tudo o que acima  foi mencionado é a mesma energia em diversos estados de vibração.
Meus emails para quem queira dialogar:
fjcabral44@sapo.pt ou  fjcabral44@hotmail.com

CONSULTÓRIO

dr. raul
ALOÉ VERA – UMA PLANTA MIRACULOSA PARA A PELE?
O Aloé vera é uma planta originária dos países quentes e secos, que apresenta numerosas virtudes, em particular para a pele. É uma planta gorda de folhas carnudas que faz lembrar um cacto, mas não é um cacto.
QUAIS SÃO OS INTERESSES?
Apesar de a planta ser originária da Arábia e do noroeste de África o Aloé vera, actualmente, é cultivado em numerosos países, em diferentes regiões do mundo. É de crescimento fácil e, em poucos anos, tornou-se objecto de um verdadeiro negócio.
Fruto das suas propriedades é uma planta com múltiplas utilidades que vão dos cremes para a pele, aos detergentes, passando pelos complementos alimentares, iogurtes e outras bebidas…
Sem ser um produto milagre, o Aloé vera tem virtudes sobre a saúde e o bem-estar.
QUAIS AS VIRTUDES DO ALOÉ VERA?
Os mais conhecidos benefícios são os dermatológicos. Rico em elementos nutritivos (vitaminas, minerais e amino-ácidos), o gel de Aloé vera é, sobretudo, apreciado pelas suas propriedades calmantes e suavizantes.
Pode ser usado, em casos extremos, sobre as queimaduras, as picadas de insectos e outras irritações cutâneas devido ao seu efeito calmante e cicatrizante.
Pode ser utilizado, como complemento, no tratamento do herpes genital e, também, em certas formas de psoríase ligeira a moderada.
O Aloé vera é, igualmente, um produto hidratante e calmante particularmente adaptado para as peles sensíveis.
Um uso regular permite valorizar a pele e lutar contra o aparecimento precoce dos sinais de envelhecimento.
COMO UTILIZAR O ALOÉ VERA?
Se possui a planta num vaso, ou em plantação no jardim, pode extrair, da própria planta, o gel. Basta apenas cortar uma folha pela base, abri-la em dois e espremer a meia-folha contra a pele (indicada para pequenas feridas ou irritações superficiais).
Uma vez cortada, a folha de Aloé vera pode ser conservada uma ou duas semanas no frigorífico.
Se preferem ter sempre o Aloé vera pronto para ser usado, é preferível tê-lo sob a forma de gel ou de creme.
AS VIRTUDES DO ALOÉ VERA NÃO SE FICAM PELA PELE
O concentrado de Aloé vera é utilizado em iogurtes e em sumos ou em suplementos alimentares… Tem propriedades antioxidantes e depurativas.
Têm sido publicados numerosos estudos sobre os efeitos do Aloé em casos de artrites, úlceras, cancros… assim como no fortalecimento do sistema imunológico, tão importante nos processos de cicatrização e de combate às infecções, fruto do seu complexo sistema bioquímico.
E-mail: amaralmarques@gmail.com
Blog: https://amaralmarques@blogspot.com

UMA QUESTÃO DE SAÚDE

FullSizeRender
Proposta de Resoluções para o Ano Novo
Neste réveillon, propomos-lhe um conjunto de medidas a adotar para bem da sua saúde, isto porque geralmente pedimos saúde para nós e para os nossos ao trincar uma ou duas ou mais das doze passas. É porque é importante, não é? Senão não desperdiçaríamos passas em que podíamos pedir amor, dinheiro, trabalho, amigos.... É que de facto, sem saúde, perdemos tempo para estar com a pessoa amada e com os amigos... E de nada serve o dinheiro, sem saúde! E não há como trabalhar, se não tiver saúde!
Então aqui vai a nossa proposta:
Janeiro de 2017 – Deixar de fumar. Esta é a mais importante resolução de fim-de-ano. Daí ser já a primeira. Pode ser às 12 badaladas, é você que decide quando. Convém que não adie muito a decisão porque o tabaco aumenta o risco de cancro em todas as localizações do corpo, aumenta o risco de bronquite, de enfarte e tromboses.
Fevereiro de 2017 – Reduzir o consumo de sal.
Março de 2017 – Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.
Abril de 2017 – Agora que já se libertou do vício do tabaco e do álcool e que as suas tensões estão mais baixas porque reduziu o consumo de sal, pode começar a praticar exercício físico, duas vezes por semana, 1 hora de cada vez. A atividade que mais gostar e na intensidade que conseguir, podendo ter como certo que conseguirá cada vez mais e melhor.
Maio de 2017 – Eliminar gorduras da sua alimentação: fritos, enchidos, óleos, molhos, manteigas animais, queijo gordo, produtos processados e salsicharia, a pele e a gordura visível da carne.
Junho de 2017 – Beber muita água, para proteger os rins, perder peso, melhorar a tonicidade da pele.
Julho de 2017 – Fazer férias, descansar o mais possível, ter um padrão de sono equilibrado.
Agosto de 2017 – Comer muitas verduras e frutas, pobres em calorias e ricas em vitaminas, minerais e anti-oxidantes, que beneficiam em muito a sua saúde.
Setembro de 2017 – Ingerir fibras para bem do seu funcionamento intestinal (escolher o pão mais escuro com sementes, cereais integrais, ingerir frutas e hortícolas).
Outubro de 2017 – Para este mês, o desejo seria perder peso mas depois de tudo o que já fez nos meses anteriores, já não precisa sequer de o pedir, já o conseguiu. E agora até já faz exercício todos os dias, porque se sente muito mais resistente e saudável.
Novembro de 2017 – Paz, amor e amigos.
Dezembro de 2017 – Emprego e dinheiro.
Parece-lhe que está bem assim?
Porque pedir saúde no momento de engolir a passa e beber num trago o flute de champanhe, é como pedir para ganhar a lotaria e não comprar um único bilhete.
Há um caminho a traçar e a responsabilidade é sua, prefira pedir determinação para conseguir dar os passos que lhe propusemos.
Nós, Médicos, estaremos a apoiá-lo nesta caminhada.

Mangualde com Cinco Candidaturas aprovadas no Poseur – Valor superior a 5 Milhões de Euros

A autarquia de Mangualde obteve, até agora, aprovação de financiamento de fundos comunitários no POSEUR para cinco candidaturas no valor total de 5.154.261€. O programa operacional abrange um conjunto de temáticas na sustentabilidade e na eficiência do uso de recursos. Mangualde já tinha visto a aprovação da futura ETAR de Mangualde, no valor aproximado de 3 milhões de euros, bem como da candidatura à Elaboração de um Cadastro das Infraestruturas Existentes nos Sistemas de Abastecimento de Água e  de Águas Residuais no Município de Mangualde, no valor que ronda os 200 mil euros.
No final do mês de novembro viu aprovada nova candidatura no valor aproximado de 800 mil euros para a Modernização dos Sistemas de Rede Adutora de Abastecimento de Água no Município de Mangualde. A estas duas candidaturas juntam-se mais duas aprovadas para o município de Mangualde no valor de 750 mil euros, submetidas pela Associação do Planalto Beirão e EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro SA que visam o Incremento da Qualidade e da Quantidade da Reciclagem dos 3 Fluxos (3F) Multimateriais e a Recuperação Ambiental das Antigas Áreas Mineiras de Castelejo, Formiga, Vale de Videira, Vales e Póvoa de Cervães, respetivamente.
INVESTIMENTO E CANDIDATURAS AO POSEUR PODEM CHEGAR A CURTO PRAZO AOS 8 MILHOES DE EUROS
«Trata-se do maior investimento de sempre em infraestruturas no concelho de Mangualde» – João Azevedo
Para o Presidente da Câmara Municipal, João Azevedo, «trata-se do maior investimento de sempre em infraestruturas no concelho de Mangualde. Vamos tratar dos problemas das populações nomeadamente no tratamento das águas residuais no concelho, na melhoria do abastecimento de água, no ambiente e na modernização das redes de Abastecimento de Água e de Águas Residuais para uma melhor eficiência e sustentabilidade».
João Azevedo afirma ainda que «as candidaturas não ficarão por aqui. Está ainda em análise uma outra candidatura no valor aproximado de um milhão de euros, que esperemos que seja aprovada no tratamento de águas residuais e estamos a trabalhar para a candidatura de um conjunto de microssistemas de tratamento de Águas Residuais no valor global de 1,5 milhões de euros».
«O investimento no ciclo da água é fundamental para resolver graves problemas ambientais que existem no concelho. Perdeu-se uma oportunidade de ouro no passado e hoje pagamos a fatura dessa inoperância. Queremos agora resolver rapidamente os problemas dos mangualdenses e esta é a oportunidade que esperávamos para o fazer», sublinha o edil mangualdense.

CAMINHADA SOLIDÁRIA

1482275361144
Organizada pela Associação Canedense, teve lugar na manhã do passado dia 18 de dezembro uma caminhada solidária.
Esta iniciativa, que não necessitava inscrição, mas obrigava a que cada participante contribuísse com um bem alimentar, contou com a participação de cerca de 50 pessoas.
Os bens angariados, foram depois, pela Associação Canedense entregues à Junta de Freguesia para de acordo com os dados que possui das famílias mais carências, fazer a distribuição dos mesmos.
No final, houve ainda lugar à entrega de um prémio para o participante que trajasse o fato de Pai Natal mais completo, tendo sido vencedor o Sr. Mário, do Canedo.

UNIVERSIDADE SÉNIOR DE MANGUALDE

1482275339457
Teve lugar no passado dia 16 de dezembro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde, um concerto de encerramento das atividades anuais da Universidade Sénior de Mangualde.
Foi para uma plateia repleta que este grupo atuou, deixando todos maravilhados com a sua performance.